Panela de Pressão

Imagem retirada da net
(http://www.celar.pt/imagens/panelasdepresso/1359029849.jpg)

E como é habitual hoje poderia vir aqui dizer que não prescindo deste utensílio chamado panela de pressão! A verdade é que prescindo! Sei perfeitamente o quão útil uma panela de pressão pode ser para cozinhar os alimentos mais rapidamente. E eu até tenho uma, bem grande, que me ofereceram antes de eu casar. Usei-a apenas uma vez. Sei que a panela de pressão para além de nos poupar tempo também poupa imenso gás. Mas eu não consigo conviver com a ideia de que tenho uma "bomba" na minha cozinha! Sim, em parte não a uso porque para mim é um perigo iminente, como que uma bomba prestes a explodir ao mínimo deslize. Terei talvez ficado traumatizada com um episódio que aconteceu quando era eu uma criança, em que a minha mãe tinha qualquer coisa na panela de pressão e ao dirigirmo-nos para a sala deu-se uma explosão que poderia ter tido um desfecho nada positivo. De qualquer modo eu gosto tanto da comida cozinhada lentamente em panela de ferro. Para mim tem outro sabor. Outro encanto! No dia-a-dia não há tempo para esse tipo de refeições mais demoradas, então opto por fazê-las geralmente ao Sábado. Posso deixar a comida ao lume e fazer a lides da casa e sei que, ao jantar, a comida estará pronta e perfeita! Serei a única deste planeta a não fazer uso deste utensílio para alguns tão útil?!

14 comentários:

  1. Tenho 2 porque me ofereceram e nunca uso :P eheheheheh
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tal como dizes é muito perigosa e como sou muito de aventuras não prescindo da minha panela de pressão...um beijinho e um lindo fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que a panela de pressão é muito útil para cozinhar mais rápido, a minha mãe utiliza imenso, mas eu ainda não me consegui converter! Um bom fim de semana para si também! Beijo

      Eliminar
  3. Eu tenho e utilizo, mas teve que tempos arrumada no armário, porque eu tinha medo dela :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que tenho medo, digo que tenho pavor! Estou a brincar, mas na verdade não simpatizo muito com ela! Bj

      Eliminar
  4. Depende dos cuidados, a minha avó usa sempre e nunca teve problemas.
    Lembraste-me de uma professora minha uma altura falar de uma panela de pressão a rebentar. Assustador :P
    Eu também não costumo usar, pelo sim pelo não :P Ainda rebento com o meu querido exaustor :P Quem é que me vai tirar o fumo da cozinha? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda se for só o exautor menos mal, o pior é se nos atinge. Tenho muito medo por isso prefiro evitar! Nada como à moda antiga! Beijos

      Eliminar
  5. Olha...eu tenho pavor de panela de pressão! Confesso que às vezes fico até com vergonha de assumir isso!
    Mas tive um grande trauma quando criança, minha mãe estava cozinhando leite condensado e simplesmente explodiu...a tampa da panela bateu no teto e caiu no chão, foi leite condensado cozido para todos os lados...sorte que não tinha ninguém na cozinha! Mas nunca vou me esquecer do barulho da explosão!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e eu tivemos sorte, comigo foi um episodio muito semelhante mas se nao me falha a memoria na panela estavam couves! Agora apetece rir mas na altura nao houve graca nenhuma! Portanto, panelas de pressao la bem longe! Beijo

      Eliminar
  6. Também tenho uma e nunca a utilizo, também por achar que é uma "bomba" na cozinha. Acabo por a usar como uma panela comum, por ser a maior que tenho cá em casa xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso como panela normal uso muito pouco. A minha é daquelas bem altas e para certas comidas não dá muito jeito. Ela ocupa imenso espaço para a utilidade que tem mas também nem sequer pensei desfazer-me dela pois nunca sabemos quando vamos precisar! Fico "contente" por saber que não sou a única que não aprecia muito este utensílio! Beijinho

      Eliminar
  7. olá! aqui na Suiça praticamente todas as pessoas que conheço utilizam a panela de pressão, cà cozinhamos a eletricidade então è uma boa forma de poupar tempo e dinheiro. Eu sò ainda não comprei prq são carissimas, estou a espera de encontrar uma boa promoção mas sinceramente tenho muito medo de a usar. As que vejo pr cà são um modelo mais moderno a tampa è diferente mais bonitas do que esse modelo tradicional que està na foto.beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fui aos Estados Unidos as minhas tias e primas pediram para levar panelas de pressao como a da imagem! Eu sei, foi um pedido insolito! Mas eu levei! Ela dizem que os modelos de la fecham so de um lado e que sao muito pouco seguras. Dizem que estas apesar de serem a moda antiga sao muito melhores e mais seguras! Para mim tanto faz, nao gosto de nenhuma! Beijinho

      Eliminar

Grata pelo seu comentário!